O que o Naruto faria no meu lugar? Uma história sobre amizade e depressão

Raul Ferreira
2 min readFeb 28, 2019

--

Há poucos dias, uma confissão em forma de texto me pegou de surpresa. Eu nunca soube como reagir, aliás, eu mal conseguia entender, até que a depressão se aproximou sorrateiramente e abraçou um dos meus bons amigos. Um cara totalmente admirável, descontraído e capaz de fazer amizade com qualquer pessoa, independente de gosto ou estilo. Para mim, era inimaginável que alguém como ele pudesse ser atingido pela depressão dessa maneira, tornando sua própria vida social um peso.

Eu fiquei muito tempo pensando sobre isso, pesquisando sobre como pessoas próximas podem ajudar. De repente, uma pergunta meio sem nexo passou pela minha mente: o que o Naruto faria no meu lugar? Um questionamento que me fez repensar a história do anime visto por outra perspectiva.

Naruto é conhecido por sua conduta ninja, sua maneira de fazer amigos e, principalmente, por sempre seguir em frente na busca de realizar seus sonhos – incluindo o principal deles, que é ser Hokage. Mas a história do anime gira em torno de uma rivalidade que se tornou a mais forte das amizades. Ela nos fala sobre como Sasuke foi tomado por sentimentos ruins e como Naruto passou toda a história sem desistir de resgatar seu amigo da escuridão.

Talvez seja esse o papel de uma amizade: insistir, perseverar, resgatar as pessoas que você admira quando elas mais precisam. Então, assim como meu amigo resolveu contar tudo através de um texto, eu só queria retribuir dizendo que vamos seguir lutando, até que tudo volte ao normal. To certo! rs

--

--